CONTA BANCÁRIA GRATUITA – CONTA SALÁRIO DE GRAÇA.
Abra sua conta bancária de graça em um dos bancos de sua preferência. Não deixe que as empresa definam por você qual banco e agencia você que deve ter conta salário. A partir de 2 de janeiro de 2009, todo trabalhador do setor privado tem o direito de exigir a abertura de conta-salário no banco de sua escolha, não ficando mais obrigado a aceitar o banco no qual a empresa tem convênio. Ao abrir sua conta corrente básica você terá direito aos
Uma grande quantidade de trabalhadores brasileiros precisa de uma conta corrente básica para receber seus salários e movimentar pequenas quantias. Estas pessoas por ter necessidade de uma conta salário terminam dentro de uma agencia bancária e logo são abordadas pelos funcionários do banco para fazer abertura de sua conta corrente, sem dar muitas explicações já vem com o contrato para ser assinado. Não sabe ele que este contrato está recheado de taxas e tarifas, que logo começam a ser cobrado no seu extrato.
Ao abrir sua conta corrente básica você terá direito aos serviços essenciais de graça, assegurado pelo Banco Central do Brasil. Um Cartão de debito; Quatro saques por mês; Dez folhas de cheques; Duas transferências de dinheiro do mesmo Banco por mês; Compensação de cheques normal; Consultas pela Internet.
Todo trabalhador tem direito a uma conta salário.
Se você já tem uma conta em um banco, mas a empresa para a qual você trabalha faz o pagamento por meio de outra instituição bancária, você pode optar por receber na chamada “conta-salário”. Trata-se de um tipo especial de conta que não permite nenhum tipo de depósito além do salário. Quem tem essa conta não paga nada para transferir o valor para outra, mesmo sendo de outro banco (a não ser que a transferência seja feita em parcelas), nem para fazer até cinco saques mensais mais.
Os bancos são obrigados, por determinação do Banco Central, a oferecer uma série de serviços gratuitos aos clientes. Este e outros direitos, no entanto, muitas vezes estes direito não são conhecidos pelos consumidores, o que pode resultar em gastos desnecessários. Todos os consumidores têm, por exemplo, direito a uma quantidade mínima de serviços gratuitos, como determina o Banco Central. Entre eles estão o fornecimento de um cartão de débito, a realização de até quatro saques mensais e a retirada de dois extratos.
Trabalhadores contratados pelo regime da CLT e funcionários públicos também podem optar por ter uma conta-salário. Essa conta é vantajosa para quem já tem conta em banco, mas precisa abrir outra numa instituição diferente só para receber o salário pago pela empresa. Se ele abrir uma conta-salário, poderá transferir o valor recebido sem pagar nenhuma tarifa.